Sem categoria Paulo Fiúza ganhou o Dakar. O percurso do primeiro vencedor português

Paulo Fiúza ganhou o Dakar. O percurso do primeiro vencedor português


Pela primeira vez na história, um português ganhou o Dakar. A edição de 2026 terminou com o triunfo de Vaidotas Zala nos camiões, tendo como co-piloto o luso Paulo Fiúza.

 

É o ponto alto de uma longa carreira para o navegador, cuja primeira participação no Dakar remonta a 2006. Aos 50 anos de idade, conta com 19 participações no mítico evento, sendo um dos participantes no ativo que apanhou não só o fim da era africana, como também o capítulo sul-americano e, agora, o Dakar da Arábia Saudita.

Em 2006 e 2007, com Francisco Inocêncio, não chegou ao fim. À terceira, foi de vez, e em 2009 regressou com o mesmo piloto para concluir em 51.º. Já em 2010, com Ricardo Leal dos Santos, chegou ao 14.º posto, seguido por dois sétimos lugares nos anos seguintes.

A edição de 2013 do Dakar fica marcada pela primeira vitória em etapa, sendo o co-piloto de Orlando Terranova. A dupla luso-argentina esteve entre os protagonistas e concluiu em quinto. Um ano mais tarde, repetiu o feito: uma vitória em etapa e quinto lugar na geral.

A participar de forma consecutiva e sem interrupções, Paulo Fiúza teve um dos seus grandes pontos altos da carreira em 2020, quando foi terceiro no Dakar e venceu quatro etapas como co-piloto de um dos pilotos mais míticos do todo-o-terreno mundial: Stéphane Peterhansel, também conhecido como ‘Senhor Dakar’.

Em 2021, chegou à tripulação de Vaidotas Zala pela primeira vez, ainda nos carros, mantendo-se com o lituano desde então – inclusive na transição para os camiões que fez em 2025. Antes, em 2019, Paulo Fiúza já tinha tido uma primeira experiência no Dakar nessa categoria em 2019, ao lado de Alberto Herrero – não tendo chegado ao fim.

Paulo Fiúza também conta com título nacional

O Dakar é a grande prova do calendário anual do todo-o-terreno, mas há toda uma temporada a anteceder. Paulo Fiúza tem um palmarés notável também noutras competições.

Entre ralis e o todo-o-terreno, iniciou o seu percurso no final dos anos 1990 e, em 2003, foi campeão nacional de todo-o-terreno pela primeira vez (na categoria T1).

Para além da sua carreira nacional, ao longo destas décadas também participou em diversas provas internacionais – como o Rali de Marrocos, que venceu à geral em 2013. Também conta com uma vitória na Baja Portalegre, a grande prova do todo-o-terreno nacional. No ano passado, foi terceiro da Taça Europeia de Bajas na categoria Challenger, a navegar Tiago Reis.

Mais recentemente, Paulo Fiúza também abriu a página como piloto, participando em provas de menor montra – em particular na região de Lisboa, como o Rali das Camélias ou o Rali de Lisboa, frequentemente acompanhado do co-piloto Nuno Batalha.

Outro dos projetos que o primeiro português a vencer o Dakar tem é a Mafra C1 Team, desta feita nos circuitos. Em dezembro passado, foi às 24 Horas de Portimão para terminar no pódio da categoria AM com os seus colegas de carro.

Nasser Al-Attiyah vence Dakar2026 nos automóveis

O piloto qatari Nasser Al-Attiyah (Dacia Sandrider) venceu hoje a competição dos automóveis na 48.ª edição do rali Dakar de todo-o-terreno, que se disputou na Arábia Saudita.

Lusa | 11:26 – 17/01/2026

Related Post

Generated by Feedzy