Sem categoria Conheça o novo SUV presidencial de Donald Trump. É um Cadillac

Conheça o novo SUV presidencial de Donald Trump. É um Cadillac


A completar um ano desde o seu regresso à presidência dos Estados Unidos da América, Donald Trump tem um novo transporte presidencial.

 

Esta semana, o controverso chefe de Estado foi à Suíça para a reunião do Fórum Económico Mundial em Davos, onde foi visto a entrar num novo carro – o Escalade, um SUV da Cadillac.

E foi confirmada a chegada dos novos carros à frota presidencial: “Um ótimo trabalho da nossa equipa e parceiros na viagem do presidente Trump a Davos. Estávamos empolgados por dar seguimento à nossa longa relação com a General Motors ao termos introduzido estes veículos para a nossa frota de proteção”, referiu em comunicado o diretor dos Serviços Secretos dos EUA, Sean Curran.

Segundo a agência Reuters, já em março passado Donald Trump tinha sugerido adquirir SUVs da Cadillac para a sua frota presidencial, numa reunião com a diretora-executiva da General Motors, Mary Barra.

A imagem publicada nas redes sociais oficiais dos Serviços Secretos americanos mostram um Cadillac Escalade modificado para acomodar as características necessárias para o serviço. Desde logo, tem a decoração em preto, janelas modificadas e espaços para envergar bandeiras ao lado do capot, mas também é blindado.

A jornalista americana Jennifer Jacobs escreve nas redes sociais que estiveram dois destes SUV em Davos, personalizados no ano passado. Foi a primeira vez que foram usados oficialmente para transporte presidencial.

Pode ter quase 700 cv de potência

Sempre de tração integral, a versão mais ‘básica’ do Escalade à venda para o público em geral no site norte-americano tem um motor V8 6,2 litros a gasolina com 420 cv de potência e mais de 623 Nm de binário. Acomoda sete ou oito ocupantes incluindo condutor (versão ESV, com maior distância entre eixos), distribuídos por três filas de bancos.

No topo de gama está a V-Series, com um motor turbo V8 6,2 litros que atinge 682 cv de potência e 885 Nm de binário. Tem espaço para sete pessoas (condutor e passageiros), incluindo na variante ESV – que tem mais espaço para as pernas dos passageiros da terceira fila.

Em termos de design, apresenta a grelha em malha típica de grandes dimensões, logótipo iluminado, quatro portas que podem ser operadas eletricamente e assinatura luminosa vertical em LED e jantes de 24 polegadas – as maiores já disponíveis no modelo.

Está disponível suspensão por ar adaptativa, controlo de amortecimento magnético, ecrã curvado diagonal de 55 polegadas que vai de pilar a pilar para o infoentretenimento e painel de instrumentos (ao qual se pode juntar um head-up display para o condutor), sistema de som surround AKG Studio com 38 altifalantes e Dolby Atmos, assistência mãos-livres (Super Cruise).

A assistência à condução inclui funcionalidades como alerta de colisão frontal, alerta de mudança de faixa com aviso de ângulo morto, travagem de emergência automática em cruzamento, câmara traseira de alta definição, alerta de peões atrás, travagem perante peões e ciclistas à frente e travagem de tráfego cruzado, entre outros.

O interior é de luxo, talhado por designers e artesãos, incluindo uma segunda fila de bancos executiva com centro de comando, bancos aquecidos e ventilados com massagem e tejadilho panorâmico. A consola central pode integrar um frigorífico.

Os preços começam nos 92.088 dólares, equivalentes a cerca de 78.446 euros à taxa de câmbio atual – também conforme está publicado no site oficial da marca para os Estados Unidos da América.

Também é eletrificado

O Cadillac Escalade tem, igualmente, versões eletrificadas. O IQ é um híbrido com 750 cv de potência, tração integral, Magnetic Ride Control 4.0 e suspensão por ar adaptativa, sendo a autonomia anunciada de até 740 km.

Já o Escalade IQL, lançado no ano passado, é 100 por cento elétrico. Tem os mesmos 750 cv de potência, Magnetic Ride Control e suspensão por ar adaptativa, tal como jantes de 24 polegadas e pneus de 35 polegadas. Surge em quatro níveis de acabamento. A autonomia pode chegar aos 740 km, sendo possível recuperar autonomia para mais de 186 km em dez minutos de carregamento rápido.

“Great work by our team and partners on President Trump’s trip to Davos. We were excited to build upon our long-lasting relationship with General Motors as we introduced these vehicles to our protective fleet.” — Sean M. Curran, U.S. Secret Service Director pic.twitter.com/6r377JRJxg

— U.S. Secret Service (@SecretService) January 22, 2026

Cadillac revelou decoração especial para a estreia na Fórmula 1

A Cadillac estreia-se em breve na Fórmula 1 e já tem decoração para a primeira saída à pista no shakedown em Barcelona. O negro domina, não sendo o esquema cromático definitivo da equipa.

Bernardo Matias | 16:12 – 13/01/2026

Related Post

Generated by Feedzy