Pode estar para breve a chegada dos carros autónomos da Tesla à Europa. Elon Musk, homem-forte do fabricante, espera que a aprovação chegue já no próximo mês.
Foi o que referiu na semana passada no Fórum Económico Mundial em Davos, citado pela Reuters: “Esperamos ter a aprovação da condução totalmente autónoma supervisionada na Europa, provavelmente no próximo mês, e depois talvez um prazo semelhante para a China”.
Primeiro os Países Baixos?
As autoridades dos Países Baixos fizeram saber, em novembro último, que esperavam uma decisão sobre os sistemas de condução autónoma da Tesla em fevereiro.
No entender do construtor americano, quando as tecnologias forem aprovadas pelos neerlandeses, outros países deverão seguir o exemplo – abrindo espaço a uma aprovação comunitária.
Portugal admite testes de carros autónomos
Na última quinta-feira (22 de janeiro), o Conselho de Ministros aprovou uma série de medidas para a mobilidade – incluindo sobre veículos autónomos.
O Governo decidiu criar zonas de testes nas cidades para ser possível testar carros autónomos “em contexto real”, segundo o ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz.
Os robotáxis nos EUA
Desde junho do ano passado que a Tesla já ensaia os seus robotáxis nos Estados Unidos da América, onde a implementação deste tipo de tecnologias está mais avançada do que na Europa.
Se naquele país a Waymo já tem um serviço de robotáxis em várias cidades, no Velho Continente os ensaios devem arrancar nos próximos meses em cidades como Berlim ou Londres.
A regulamentação na Europa está mais fragmentada, o que dificulta implementar tecnologias de condução autónoma como o sistema de condução totalmente autónoma supervisionada da Tesla.
