O Citroën Elo foi desvendado em dezembro passado, assumindo-se não só como um concept car, mas também como “um laboratório de ideias”.
Com a funcionalidade e dimensões de um monovolume compacto, mede pouco mais de quatro metros, podendo acomodar seis pessoas (condutor e cinco passageiros). Tem uma certa modularidade, incluindo o banco do condutor que pode virar 360º.
Mas poderá um futuro modelo de produção ressuscitar o nome Picasso, que designou monovolumes populares da Citroën? Pierre Leclercq, diretor de design da Citroën, disse à Autocar britânica: “O renascimento de um Picasso engraçado. Por que não?“.
Sobre os monovolumes, o designer comentou: “Quando foram substituídos pelos SUV, parecia que os monovolumes eram algo antigo, não muito atrativo de conduzir. Mas julgo que há uma maneira de tornar os monovolumes atrativos e desejáveis“.
Posto isto, para já o Elo é apenas um exercício conceptual, não havendo sequer certezas de que resultará num modelo de produção: “Se existir muita atividade positiva acerca deste conceito e for realmente apreciado, dá-nos a força para levar o grupo a fazer algo assim”, explicou Pierre Leclercq.
E se o diretor de design falou da ‘passagem de testemunho’ dos monovolumes para os SUV em tempos, em dezembro o diretor-executivo da Citroën sugeriu o Elo como uma alternativa aos SUV.
Na altura, Xavier Chardon disse à Auto Express: “É altura de testar uma alternativa aos SUV. Acreditamos que quando um segmento se torna na maioria, que é o caso dos SUV com mais de 50 por cento do mercado, é altura de aparecerem novas tendências“.
Os Citroën Picasso
Picasso foi uma designação que a Citroën utilizou durante cerca de 20 anos entre 1999 e 2018 para designar monovolumes compactos da sua gama – como o concept Elo parece ser.
O primeiro foi o Xsara, seguindo-se o C4 Picasso, antes do C3 Picasso. Todos têm em comum o espaço e versatilidade do interior, privilegiando o conforto e até famílias mais numerosas (o C4 Grand Picasso e o C3 Grand Picasso chegaram a ter versões de sete lugares).
A designação Picasso acabou por dar lugar a SpaceTourer desde o C4 em 2018, mas a gama acabaria por ser descontinuada em 2020. Foi também o fim dos monovolumes da Citroën até hoje, à medida que os SUV foram ganhando terreno. O Elo vem dar pistas de que este é um tipo de veículos ao qual poderá voltar no futuro.
