Afinal, o mercado vai ter de esperar até ao primeiro elétrico da Mazda numa nova plataforma própria. O seu lançamento estava previsto para 2027, mas tal calendarização não deverá acontecer.
Até já foi apanhado a testar – imagens essas partilhadas na imprensa internacional em novembro, apontando para um modelo de cinco lugares. Mas, segundo a publicação Autocar britânica – que cita a imprensa japonesa – o modelo não chegará antes de 2029. O foco da Mazda irá residir em novas propostas de motorização híbrida.
Entretanto, a publicação Auto Express esclarece que a decisão sobre a chegada de novos modelos elétricos ainda não foi tomada, mantendo-se atenta às “tendências regulatórias em cada país e às mudanças nas necessidades dos clientes”.
O Auto ao Minuto também tentou entrar em contacto com o fabricante para confirmar a informação, mas até ao momento de publicação não obteve resposta.
O diretor técnico do fabricante, Ryuichi Umeshita, até tinha dito no ano passado que foi estabelecida uma equipa de desenvolvimento dedicada à eletrificação e que ficou impressionado com a dinâmica de condução de um protótipo: “Estamos confiantes que os nossos elétricos serão verdadeiros produtos Mazda”, afirmou na altura.
Isto não significa a ausência de modelos 100 por cento elétricos na gama: a Mazda propõe o CX-6e (SUV) e o 6e, resultantes da parceria com a chinesa Changan.
