O Nissan Ariya deu origem a um conceito que propõe um painel solar para alimentar o carro – tendo o potencial de contribuir para um aumento da autonomia num dia solarengo.
Segundo o fabricante, foi colocado um sistema com 3,8 metros quadrados com células fotovoltaicas de alta eficiência – responsáveis pela conversão direta da luz solar em corrente contínua.
Autonomia extra de até 23 km
Conta a Nissan que, em condições de luz solar ideais, o painel solar pode proporcionar até 23 km de autonomia adicional por dia. Os testes de longa distância incluíram uma viagem de 1.550 km entre os Países Baixos e Espanha em Barcelona.
Como é natural, cidades em que há maior exposição solar apresentam médias mais altas – por exemplo Barcelona, em que o sistema pode gerar, em média, 17,6 km de autonomia por dia.
No Dubai, por exemplo, as médias anuais apontam para ganhos de 21,2 km por dia. No polo oposto, em Londres foi gerada energia para uma autonomia extra de 10,2 km por dia graças ao sistema fotovoltaico.
Esta experiência indica que “os condutores podem reduzir a frequência de carregamento entre 35 e 65 por cento, dependendo do uso“, sendo que uma viagem de 80 km que dure duas horas “pode produzir 0,5 kWh de energia limpa”. Isso representa uma autonomia adicional de 3 km.
Os equipamentos foram montados no capot, tejadilho e porta da bagageira. É o resultado de um trabalho conjunto das equipas da Nissan responsáveis pelo planeamento avançado de produto no Dubai (Emirados Árabes Unidos) e de planeamento de motorizações em Barcelona (Espanha).
Os painéis solares em causa são em polímero e baseados em vidro. Um controlador avançado é responsável pela gestão, estando “concebido para otimizar o uso de energia e reduzir a dependência da infraestrutura de carregamento externa”.
Visão para “a fase seguinte da mobilidade elétrica”
Um dos vice-presidentes da Nissan AMIEO, Shunsuke Shigemoto, afirmou em comunicado: “O conceito do Ariya com energia solar incorpora a convicção da Nissan de que a inovação e sustentabilidade têm de avançar lado a lado. Ao explorar a forma como os veículos podem gerar a sua própria energia renovável, estamos a abrir as portas a novas oportunidades para os clientes – maior liberdade, dependência de carregamento reduzida e um futuro mais limpo. Este conceito não é só um marco técnico; é uma visão de como a Nissan tenciona liderar a fase seguinte da mobilidade elétrica“.
