O futuro da Jaguar está traçado como o de uma marca de luxo 100 por cento elétrica – começando com o Type 00, um GT cujo conceito foi desvendado na parte final de 2024.
Recentemente, estes planos foram colocados em dúvida por um artigo do The Sunday Times – que noticiava que a marca estaria a ponderar uma espécie de unidade motriz híbrida de autonomia alargada – para que esta chegasse aos 1.100 km.
O artigo do órgão britânico – que citou fontes próximas da Jaguar Land Rover – falou de uma “iniciativa secreta”, em que teria sido pedido aos engenheiros a “construção de um motor híbrido” para o futuro GT elétrico. Foi também noticiado que, apesar de o início ser apenas elétrico, estaria a começar o desenvolvimento de outras motorizações.
Desmentido já surgiu
Em declarações à publicação especializada britânica Autocar, fonte superior interna da Jaguar classificou a especulação como um “absurdo“.
Entretanto, o departamento de imprensa do fabricante prestou esclarecimentos adicionais – confirmados pelo Auto ao Minuto em contacto direto – salientando que não há mudanças no projeto de “reinventar a Jaguar como uma marca exclusivamente de carros de luxo elétricos”.
O novo GT elétrico da Jaguar deverá ser revelado já este ano, sendo que as experiências recentes com passageiros nos protótipos revelaram “reações extremamente positivas da imprensa global”.
O concept foi apresentado como um GT 100 por cento elétrico com até 700 km de autonomia e potência na ordem dos 1.000 cv – assente na nova plataforma Jaguar Electric Architecture (JEA). Segundo o Motor1.com, terá três motores elétricos (um à frente, dois atrás).
