O novo conceito da Genesis impressiona pelas suas capacidades todo-o-terreno e design – inspirado por um escorpião negro. Foi apresentado oficialmente esta quarta-feira (28 de janeiro) nos Emirados Árabes Unidos.
Trata-se do X Skorpio Concept que, de acordo com a marca de automóveis de luxo, “é um veículo recreativo extremo de todo-o-terreno”. O escorpião foi a inspiração devido à “sua resiliência e capacidade de prosperar em ambientes duros”, num automóvel fabricado com fibra de vidro, fibra de carbono e kevlar. O chassis é tubular.
Com linhas equilibradas e elegantes, faz também referência ao escorpião em posição defensiva. Incorpora uma entrada de ar funcional no tejadilho e painéis segmentados que imitam o exoesqueleto do inseto. O design Two-Line da Genesis permite integrar os faróis à frente e atrás.
Tem jantes de 18 polegadas que calçam pneus de todo-o-terreno de grandes dimensões (40 polegadas). O desenho foi otimizado do ponto de vista aerodinâmico, minimizando o arrasto além de favorecer a estabilidade.
Como modelo off-road que é, o X Skorpio Concept tem uma altura ao solo considerável e suspensão aprimorada. Os travões estão a cargo da Brembo. Tem um motor V8 de alto desempenho, capaz de atingir 820 kW de potência (1.115 cv) e 1.152 Nm de binário.
Também para garantir que o X Skorpio Concept consegue enfrentar terrenos acidentados, foi criado com placas de proteção resistentes e para-lamas altos.
Há gaiola de proteção integrada, sistema de cintos de segurança de quatro pontos e componentes estruturais reforçados, de modo a garantir níveis ideais de segurança.
Em termos decorativos, o X Skorpio Concept surge numa base em preto profunda com detalhes em azul. O efeito visual que se destaca com a incidência da luz solar, remete para os tons naturais de um escorpião.
No interior
O Genesis X Skorpio Concept revela um interior que pretende refletir a postura “séria e agressiva” típicas dos escorpiões. Foram aplicados padrões em camurça de luxo e também há partes em couro com costura única inspirada pelas patas segmentadas de um escorpião, tal como acabamentos mate e brilhantes conjugados. As peças de acabamento no interior foram pintadas para condizer com o exterior do automóvel.
O conforto é o foco no lado do condutor, com um banco ergonómico e controlos intuitivos (incluindo da climatização a bordo) para responder à necessidade constante de atenção e de minimização de fadiga – tão essencial para uma condução desportiva fora de estrada. Já para o passageiro, a preocupação é o conforto a bordo.
O painel de instrumentos foi incorporado no volante, sendo possível consultá-lo sem tirar os olhos da estrada. Um ecrã deslizante completa o conjunto – que pode assumir dois modos (condução a solo e condução com passageiro da frente). Este ecrã tanto pode estar em posição central para o condutor, como mais dedicado ao passageiro. O carro inclui, igualmente, sistemas avançados de comunicação.
