Chegam em março os renovados MINI Countryman E e Countryman SE All4, que crescem em autonomia. O primeiro destes modelos passará a poder realizar mais de 500 km.
A capacidade de armazenamento da bateria sobe para 65,2 kWh, havendo também um novo inversor em carbeto de silício – um material associado a mais eficiência energética e à minimização de perdas de energia. Ainda foram introduzidos novos rolamentos de roda com atrito reduzido no eixo frontal.
Assim, a partir de março, o MINI Countryman E terá uma autonomia de até 501 km (WLTP), ao passo que o SE All4 de tração integral passará a poder percorrer até 467 km com uma única carga. Os modelos têm tecnologia de carregamento rápido em corrente contínua, que permite repor dos 10 aos 80 por cento em menos de meia hora.
De resto, os modelos não têm novidades de maior, revelando um aspeto dinâmico e um desenho eficiente – o coeficiente de arrasto é de 0,26. O Favoured Trim surge na cor azul Blazing Blue com tejadilho e capas dos espelhos retrovisores em prateado. As jantes em liga leve Windmill Spoke Design medem 20 polegadas.
O condutor usufrui de sistemas de assistência à condução que resultam em automação de condução Nível 2. Por dentro, o sistema de infoentretenimento é controlado a partir de um ecrã central circular de 24 polegadas, característico dos MINI atuais.
O MINI Countryman E tem um motor no eixo frontal e até 204 cv de potência e 250 Nm de binário. Atinge os 170 km/h de velocidade máxima e acelera dos 0 aos 100 km/h em 8,6 segundos.
Com maior desempenho, o Countryman SE surge com dois motores (um por cada eixo) e tração integral, com potência de 313 cv e binário de 494 Nm. Demora 5,6 segundos entre os 0 e os 100 km/h, sendo a velocidade máxima de 180 km/h.
Os modelos são crossover SUV, com um comprimento de 4.445 milímetros, largura de 2.069 milímetros (espelhos retrovisores incluídos) e altura de 1.635 milímetros. A distância entre eixos é de 2.692 milímetros.
O preço? O MINI Countryman E está disponível a partir dos 43.090 euros, ao passo que o SE All4 está no mercado português com preços desde os 48.590 euros.
