Dois modelos da Tesla estão prestes a sair de cena. Elon Musk, proprietário da empresa, anunciou que vai acabar a produção do Model S e do Model X nos próximos meses.
Na conferência de apresentação dos resultados de 2025 aos investidores, o milionário revelou “Tenho… não é exatamente uma má notícia, mas é altura de, basicamente, terminar os programas dos Model S e X com uma saída honrosa“.
E justificou a decisão: “Estamos a caminho de um futuro baseado na automação. Se estiverem interessados em comprar um Model S ou X, agora será a altura de o encomendar, porque esperamos retirá-los de produção no próximo trimestre“.
O fim do Model S e do Model X insere-se na mudança do fabricante para um “futuro autónomo” – que não só inclui o sistema de condução totalmente autónoma (FSD), como também os robotáxis que já estão a ser implementados nos Estados Unidos da América desde junho do ano passado.
Apesar do fim da produção, o empresário garantiu que continuará a haver apoio para quem tem estes automóveis.
A fábrica em Fremont onde o Model S e o Model X são produzidos vai dar lugar à produção do robot humanoides da Tesla – o Optimus. O objetivo, anunciou Elon Musk, é produzir futuramente um milhão de unidades do dispositivo a cada ano.
