O KGM Actyon HEV já está em Portugal. É um novo SUV coupé híbrido sul-coreano de cinco portas e cinco lugares, que tem preços inferiores a 40 mil euros no mercado nacional. Há duas variantes.
Tem suspensões McPherson à frente e multi-link atrás, medindo 4.740 milímetros de comprimento, 1.910 milímetros de largura e 1.680 milímetros de altura. A distância entre eixos é de 2.680 milímetros e o peso bruto é de 2.290 kg. Pode rebocar até 1.300 kg (com travões) e tem jantes de 20 polegadas.
Motorização
No que toca ao conjunto propulsor híbrido, inclui um motor a combustão e dois elétricos, com a potência combinada a chegar aos 204 cv. Os consumos anunciados são de 5,9 litros por cada 100 km (ciclo combinado WLTP), sendo possível rodar em modo elétrico durante até 94 por cento do tempo em meios urbanos (a bateria é de 1,8 kWh).
O propulsor térmico tem acoplado um dos motores elétricos, que é gerador e apoia ao binário – sem transmissão de potência às rodas. O outro motor elétrico está junto do eixo de tração e disponibiliza 177 cv de potência e 300 Nm de binário. Há, ainda, a transmissão híbrida DHT.
O automóvel alterna automaticamente entre o modo 100 por cento elétrico (EV), híbrido (HEV) e apenas com o motor a gasolina. O condutor não precisa de fazer essa gestão manualmente, sendo que o sistema propõe sempre aquele que é o modo mais eficiente tendo em conta as condições. A travagem regenerativa, essa, é ajustável em três níveis.
Interior
Por dentro do novo KGM Actyon HEV, o destaque vai para um amplo ecrã panorâmico: painel de instrumentos de 12,3 polegadas e ecrã central para infoentretenimento e navegação nas mesmas medidas. Este tem uma nova interface gráfica da KGM (Athena 2.0).
O equipamento de série inclui ligação a smartphones via Android Auto e Apple CarPlay, carregador wireless para smartphones, três entradas USB-C e ar condicionado automático bi-zona.
Os ocupantes sentam-se em bancos revestidos a couro sintético – os da frente são aquecidos e ventilados, com regulação e ajuste lombar. Já os traseiros são aquecidos. Há luz ambiente e, na versão K5, há uma porta da bagageira de abertura elétrica com sensor de pé assim como smart key (arranque sem chave).
A insonorização não foi esquecida, com a aplicação de materiais de absorção de ruído em toda a estrutura. Já os amortecedores de frequência inteligentes aprimoram o controlo da carroçaria, maximizando a estabilidade e conforto.
Ajudas à condução
Os sistemas de ajuda ao condutor incluem assistente de manutenção na faixa, aviso de saída de faixa, alerta da atenção do condutor, assistência em subida, cruise control adaptativo, câmara e sensores de estacionamento traseiros, entre outros.
O KGM Actyon HEV K5 acrescenta, de série, aviso de colisão em mudança de faixa, aviso de tráfego traseiro cruzado e aviso de ângulo morto.
Os preços
Disponível em duas versões, o KGM Actyon HEV surge a partir dos 35.990 euros na variante K3 e 37.990 euros na K5 (com financiamento). Quem optar por pronto pagamento, terá de desembolsar a partir de 37.990 euros e 39.990 euros, respetivamente.
Na galeria de topo, pode ver algumas imagens do novo KGM Actyon HEV.
