Sem categoria Tesla Cybertruck com futuro 100% autónomo à vista: “Pode ser muito útil”

Tesla Cybertruck com futuro 100% autónomo à vista: “Pode ser muito útil”


Há quem goste, há quem odeie, mas a Tesla Cybertruck não passa despercebida na gama da Tesla pelo seu design irreverente, imponente e invulgar.

 

Para além disso, a pick-up 100 por cento elétrica, desvendada originalmente em 2019, tem características que a tornam irregular em diversas regiões – incluindo a União Europeia. Em todo o caso, o foco incidiu, desde início, nos Estados Unidos da América.

E que futuro terá no alinhamento de produtos da Tesla? O construtor está a abraçar um caminho de automação da condução, com o diretor-executivo Elon Musk a dizer que a única exceção será o novo Roadster – cuja estreia está agora prevista para abril.

A Cybertruck não vai fugir à tendência: “Iremos fazer a transição da gama Cybertruck para uma gama totalmente autónoma. É óbvio que há mercado para entrega de mercadorias localizada dentro de uma cidade. Há muitas mercadorias que precisam de se mover localmente dentro de uma cidade, e um Cybertruck autónomo pode ser muito útil para isso”.

São declarações do homem-forte da Tesla, proferidas recentemente durante a reunião com investidores para apresentação dos resultados financeiros anuais de 2025 da empresa.

A Tesla Cybertruck entrou em produção no final de 2023, sendo uma pick-up de quatro portas que pode ter tração traseira com um motor ou tração integral com dois ou três motores. A autonomia pode chegar aos 565 km, graças a uma bateria de 123 kWh.

Com um design de linhas muito angulares e robusto, a pick-up americana é dominada pelo aço inoxidável com arestas e pontiagudas – que, conforme estão, são irregulares para a Europa.

O peso, que pode chegar a mais de três toneladas, torná-la-iam num veículo pesado (categoria C), admitindo ainda 4.990 kg de capacidade de reboque e 1.134 kg de carga útil.

Apesar do peso elevado, a Tesla anuncia a capacidade de acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,7 segundos com o modo Beast e atinge 209 km/h. O interior, esse, é minimalista, sem painel de instrumentos à frente do condutor – havendo um grande ecrã central.

Tesla só deverá ter carros autónomos no futuro (com uma exceção)

O futuro da Tesla nos automóveis será marcado pelos veículos autónomos. É a estimativa do diretor-executivo Elon Musk, embora o empresário faça a exceção para um modelo que deve chegar em abril.

Bernardo Matias | 11:04 – 30/01/2026

Related Post

Generated by Feedzy