A Ebro vai chegar a Portugal já este ano. É uma marca automóvel espanhola ligada ao grupo chinês Chery, que entra no país com uma gama de quatro SUVs.
A representação nacional é do Grupo MCoutinho, segundo um comunicado enviado esta terça-feira (3 de fevereiro) aos órgãos de imprensa. O acordo foi ontem assinado em Barcelona (Espanha) pelo presidente da Ebro EV Motors, Rafael Ruiz, e pelo diretor-executivo do Grupo MCoutinho, António Coutinho.
Na ocasião, estiveram ainda o diretor-executivo da Ebro Motors, Pedro Calef, o vice-presidente executivo da Chery International, Shaodong Zhu, e o vice-presidente e membro do Conselho Executivo da Ebro SUV, Johnson Xu.
Na sua estreia em Portugal, a Ebro vai propor quatro SUVs na sua gama, incluindo motorizações híbridas. Para além disso, prevê o “desenvolvimento faseado de uma rede de concessionários”, naquele que é descrito como um “plano de implementação progressiva”.
Estes são os modelos com os quais a marca vai entrar no mercado português:
Ebro s400: Um SUV compacto híbrido (HEV)
Ebro s700: SUV a gasolina e híbrido plug-in, versátil e familiar
Ebro s800: SUV de sete lugares, a gasolina e híbrido plug-in
Ebro s900: No topo de gama, o SUV de sete lugares é híbrido plug-in e tem tração integral
O presidente da Ebro EV Motors, Rafael Ruiz, comentou num comunicado: “A entrada da Ebro em Portugal é um passo natural na nossa ambição europeia. Fazemo-lo em conjunto com um parceiro de referência como o Grupo MCoutinho e com uma proposta SUV multi-energia, desenhada para responder a necessidades reais. Além disso, o projeto assenta na base industrial e logística da Ebro Factory, em Barcelona, o que reforça a nossa capacidade de serviço e a nossa eficiência operacional. Portugal é um mercado estratégico e queremos crescer com rigor, com uma rede sólida e um pós-venda à altura das exigências do cliente”.
A Ebro recupera o nome da marca homónima que existiu no século XX em Barcelona (Espanha), antes de ser absorvida pela Nissan Motor Ibérica. A fábrica viria a ser adquirida por uma joint venture que, em 2024, chegou a acordo com a Chery
A Ebro produz os seus automóveis na Zona Franca de Barcelona, nas mesmas instalações em que a antiga fabricante Ebro o fez entre os anos 1950 e 1980. Tem, também, uma unidade de estampagem e soldadura de peças metálicas em Montcada i Reixac. A antiga Ebro foi fundada em 1954 e adquirida em 1987 pela Nissan, vindo a ser recuperada graças ao envolvimento do Chery Group em 2024.
