Sem categoria ‘Barbatana’ em carros modernos? As funções para além da estética

‘Barbatana’ em carros modernos? As funções para além da estética


Muitos automóveis atuais surgem com uma espécie de ‘barbatana de tubarão’ montada no tejadilho. Um traço de design moderno, que não está lá (só) por motivos estéticos.

 

Na verdade, nada mais é do que uma antena (ou, mais corretamente, um conjunto de antenas), responsável por garantir muitos recursos de conectividade a bordo – desde o rádio ao GPS, passando pelas redes móveis (incluindo 5G) ou até wifi.

Ao mesmo tempo, tem dimensões reduzidas e um formato aerodinâmico, que até certa medida ajuda a mitigar a resistência ao vento e o ruído. Esteticamente, é uma solução mais agradável à vista do que as antigas antenas de rádio dos automóveis, mas também é uma solução mais robusta e menos sujeita a sofrer danos.

Segundo o site BGR, as ‘barbatanas’ podem alojar até 14 antenas diferentes para diversas funcionalidades de comunicação associadas aos automóveis de hoje em dia. David Bennett, especialista na AAA, explicou à Reader’s Digest: “Algumas alojam GPS, rádio satélite, até componentes para sistemas de assistência avançada à condução”.

O conteúdo que está por baixo do que é visível varia de fabricante para fabricante e de carro para carro. O que se mantém é a permissa do design característico deste elemento que podemos encontrar nos automóveis atuais. E a localização é natural: o tejadilho, que é o ponto do carro mais próximo do céu.

China proíbe puxadores embutidos nas portas dos carros

Em prol da segurança, os carros que só tenham puxadores embutidos nas portas vão ser proibidos na China a partir do próximo ano. É uma medida que já se esperava e foi agora anunciada.

Notícias ao Minuto com Lusa | 09:22 – 03/02/2026

Related Post

Generated by Feedzy