Sem categoria No país onde elétricos dominam, carros a gasolina chegam a mínimo recorde

No país onde elétricos dominam, carros a gasolina chegam a mínimo recorde


É sabido que, na Noruega, os carros elétricos dominam o mercado. Os dados de janeiro foram agora revelados, mostrando que foram comercializados apenas 105 carros puramente a combustão.

 

Os números da OVF apontam para 98 veículos a gasóleo e sete a gasolina registados na Noruega no primeiro mês do ano – aumentando a sua quota de mercado face a janeiro de 2025 para 4,4 e 0,3 por cento, respetivamente. Contabilizam-se ainda 29 híbridos (quota de mercado de 1,3 por cento). Segundo a entidade, nunca tinham sido registados tão poucos carros a gasolina num mês.

Mas a grande parte dos veículos novos registados na Noruega no primeiro mês do ano foram de zero emissões – 94 por cento de quota de mercado, num total de 2.084 unidades. É uma ligeira descida ao comparar com os 95,8 por cento que se verificaram em janeiro de 2025. Ao todo, foram matriculados novos 2.218 automóveis de passageiros na Noruega em janeiro, numa descida de 76,7 por cento face ao mesmo mês do ano passado.

Vendas de usados elétricos também crescem

Mesmo entre os carros usados, a Noruega regista um crescimento na venda de elétricos – que cresceram 22,7 por cento, com cerca de três em cada dez veículos no mercado de usados a serem elétricos atualmente.

Geir Inge Stokke, que dirige a OVF, afirmou em comunicado: “A eletrificação agora claramente ataca também no mercado de carros usados. Isto torna o carro elétrico uma opção mais acessível para muitos mais compradores do que antes. No total dos carros de passageiros, cerca de 32,6 por cento são agora elétricos, 31,3 por cento são a diesel e 23,5 por cento são a gasolina”.

A marca mais vendida foi a Volkswagen, com 441 unidades, seguindo-se a Toyota e a Skoda. O primeiro fabricante exclusivamente dedicado a carros elétricos que aparece é a Tesla, em sexto lugar com 83 automóveis comercializados na Noruega no mês passado. Já o modelo mais procurado foi o Volkswagen ID. 3 (299), num top cinco em que se destaca o quinto lugar do chinês Changan Deepal S05.

Matrículas de carros eletrificados aumentaram mais de 50% em janeiro

Em janeiro, houve um aumento superior a 50 por cento nas matrículas de automóveis eletrificados em Portugal – entre automóveis ligeiros de passageiros e de mercadorias e pesados, com motorizações totalmente elétricas e híbridas.

Bernardo Matias | 15:07 – 04/02/2026

Related Post

Generated by Feedzy