Simona de Silvestro tem um novo desafio nos próximos dias. A antiga piloto, que chegou a passar pela Fórmula 1 como piloto de testes, vai representar a Itália nos Jogos Olímpicos de Inverno – que começam esta sexta-feira em Milão-Cortina d’Ampezzo.
E, apesar de ter acabado a carreira de piloto, a atleta nascida na Suíça continua de capacete e a alta velocidade, no bobsleigh. Nas Olimpíadas, vai disputar a competição de bobsleigh com duas tripulantes. As suas melhores prestações na Taça do Mundo aconteceram no passado mês de janeiro em St. Moritz, com um 15.º lugar individual (monobob) e 17.º de duplas.
Embora seja raro, Simona de Silvestro não é a única piloto ou ex-piloto a passar por Jogos Olímpicos na história – inclusive com passagens pela Fórmula 1. Vamos aqui contar-lhe de outros casos.
Alex Zanardi
Alex Zanardi é um dos casos mais mediáticos de pilotos que também competiram em Olimpíadas, por toda a história de superação que envolve. Ou, antes, Paraolimpíadas. Depois de perder as pernas num acidente em 2000 quando testava para o antigo CART Championship, o italiano que competiu na Fórmula 1 entre 1991 e 1994 viria a dedicar-se ao paraciclismo. Participou nos Jogos Paralímpicos por duas vezes, alcançando quatro medalhas de ouro – duas em 2012 e outras duas em 2016.
Alfonso de Portago
Piloto da Ferrari em 1956 e 1957, Alfonso de Portago chegou a subir ao pódio ao ser segundo no GP da Grã-Bretanha de 1956. Nesse mesmo ano, disputou as Olimpíadas de Inverno em Cortina d’Ampezzo por Espanha no bobsleigh em duplas. A equipa ficou em quarto lugar, a poucos décimos de segundo das medalhas.
Bob Said
Em 1959, Bob Said atingiu o auge da sua passagem pelo automobilismo: disputou o GP dos Estados Unidos da América de Fórmula 1 e alinhou em Daytona na NASCAR. Cerca de uma década mais tarde, o americano alinhou nas Olimpíadas de Inverno em bobsleigh – 1968 e 1972.
Divina Galicia
Divina Galicia é uma das raras mulheres que pode dizer que competiu na Fórmula 1, alinhando em três Grandes Prémios em 1976 e 1978. Também se notabilizou como esquiadora, participando nos Jogos Olímpicos de inverno em 1968, 1972 (acabando no top dez do slalom gigante) e 1992.
Franco Colapinto
Em 2026, Franco Colapinto vai para a sua segunda época completa na Fórmula 1. O que talvez seja menos sabido é que o argentino disputou a corrida de exibição de karting nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2018 no seu país (Argentina). A par de María García Puig, foi o vencedor. De referir que a prova foi realizada com karts 100 por cento elétricos.
Jean-Claude Killy
Tal como Luc Alphand, é oriundo de França e participou por duas vezes nos Jogos Olímpicos em esqui – conquistando três medalhas de ouro. No automobilismo, teve uma curta carreira entre 1967 e 1970, com o auge a ser a participação nas 24 Horas de Le Mans de 1969. Lá, fez equipa com Bob Wollek – que fez carreira no automobilismo e só não foi aos Jogos Olímpicos de Inverno de 1968 porque se lesionou durante a preparação.
Luc Alphand
O francês fez carreira como esquiador, participando nos Jogos Olímpicos de Inverno por três vezes. Depois, teve uma longa carreira no desporto motorizado, competindo nas 24 Horas de Le Mans por nove vezes entre 2001 e 2009, tal como no Dakar – onde alinhou por 11 vezes, ganhando na edição de 2006.
Nasser Al-Attiyah
É impossível não referir Nasser Al-Attiyah nesta lista. O qatari, que este ano venceu o Dakar pela sexta vez, tem igualmente um histórico nos Jogos Olímpicos. Chegou lá em seis ocasiões no tiro entre 1996 e 2016, sendo medalha de bronze em 2012.
Robin Widdows
Participante no GP da Grã-Bretanha de Fórmula 1 de 1969, Robin Widdows esteve nas Olimpíadas de Inverno em bobsleigh por duas vezes – 1964 e 1968, quando enfrentou outro dos nomes nesta lista – Bob Said. Também esteve nas 24 Horas de Le Mans em 1969.
Percorra a galeria e conheça todos estes atletas.
