Sem categoria Estrada alagada? Saiba quando não deve mesmo passar

Estrada alagada? Saiba quando não deve mesmo passar


As imagens das cheias em vários pontos de Portugal têm sido uma constante no último dia – fruto de uma sucessão de depressões que está a causar chuva persistente e a aumentar significativamente o caudal dos cursos de água.

 

Há muitas estradas alagadas e até encerradas, enquanto outras se mantêm abertas ao trânsito. Saiba que há limites que não deve mesmo transpor se apanhar uma inundação pelo caminho.

A recomendação geral é: evite ir para qualquer via que possa estar em más condições, mesmo que ainda não esteja cortada ao trânsito. Passar por grandes quantidades de água é perigoso, especialmente se tiver corrente, podendo causar acidentes facilmente. Mesmo lençóis de água quase nada profundos podem levar a hidroplanagem e consequente perda de controlo.

Quando deve mesmo parar?

Se pensar em atravessar, nunca o faça se a água estiver em movimento (tiver corrente). Se for água parada, avance com cautela. Avalie o quão profunda é visualmente – e, se tiver dúvidas, se possível, com um objeto como um pau.

A The Automobile Association, no Reino Unido, recomenda para não arriscar se a profundidade for superior a 10 centímetros ou se a água estiver em movimento. Podem haver exceções, por exemplo, para carros talhados para o todo-o-terreno.

Se atravessar a água, o que fazer?

Deve ter cuidado acrescido. A água pode ocultar perigos como destroços ou uma tampa de esgoto. Se avançar, tente ir pelo meio da estrada, que habitualmente é mais alto, e não pare a meio.

Também deve deixar passar primeiro os carros que se aproximam e manter uma velocidade muito baixa e constante (até 6 km/h). Em carros com mudanças manuais, mantenha o motor em regimes de rotações mais altos, de modo a evitar que a água entre no escape. Uma vez atravessada a água, teste a integridade dos travões.

E os carros elétricos?

As recomendações para os carros elétricos são as mesmas. Estes automóveis são seguros para conduzir com chuva ou passar por estradas com água quando esta não tiver profundidade considerável – os componentes estão selados, pelo que são veículos com a mesma competência para tempo molhado que todos os outros.

Se conduzir com gelo ou neve, tenha estes conselhos em atenção

Por estes dias, a tempestade Ingrid atinge o território de Portugal Continental, que pode levar gelo e neve a locais menos habituais. Deixamos alguns conselhos para usar se for conduzir para zonas afetadas.

Notícias ao Minuto | 14:30 – 23/01/2026

Related Post

Generated by Feedzy