Anunciado em setembro do ano passado, o projeto da nova pick-up 100 por cento elétrica da Ford nos Estados Unidos da América segue a bom ritmo.
Recentemente, o diretor-executivo do fabricante, Jim Farley, foi à fábrica do Louisville e mostrou algumas imagens de bastidores nas redes sociais: “Uma antevisão da nossa equipa brilhante a trabalhar no projeto Universal Electric Vehicle – um dos mais audazes e ambiciosos projetos na história da Ford”, lê-se na publicação.
Universal Electric Vehicle é a nova plataforma para a próxima geração de veículos 100 por cento elétricos da Ford destinados ao mercado norte-americano – cujo primeiro modelo é esta pick-up elétrica de médias dimensões, com chegada prevista para 2027 com preços a rondar 30 mil dólares (cerca de 25,3 mil euros, à taxa de câmbio atual).
As imagens revelam os técnicos da Ford a trabalharem nos protótipos, sendo que segundo Jim Farley é “um de centenas de protótipos que a equipa desenhou e desenvolveu para moldar a face da pick-up ao longo dos últimos anos”.
E o dirigente frisou que esta é a proposta da Ford para marcar a posição dos EUA no mapa da indústria automóvel: “Inovação americana é como competimos contra a China e o resto do mundo“.
Para além da plataforma de carros elétricos e da pick-up em si, a nova era elétrica da Ford também abrange uma nova forma de produção – com uma árvore de montagem que tem três sub-linhas simultaneamente a irem para uma principal. É o Ford Universal EV Production Systema, que visa ter um processo de produção mais eficiente. Também será empregue o sistema ‘unicasting’, que vem ajudar a diminuir o número de peças individuais necessárias.
An early peek at our brilliant team working on the Universal Electric Vehicle project – one of the most audacious and important projects in @Ford‘s history. American innovation is how we compete and win against China and the rest of the world.
️ The team is spending countless… pic.twitter.com/Un4eCe258L
— Jim Farley (@jimfarley98) February 5, 2026
