Sem categoria CEO convicto: “Leapmotor está a dar arma forte à Stellantis”

CEO convicto: “Leapmotor está a dar arma forte à Stellantis”


Oriunda da China, a Leapmotor foi fundada em 2015. Uma década depois, está em plena fase de crescimento e tem o objetivo de chegar ao top dez global.

 

É convicção do seu fundador, Zhu Jiangming, que o fabricante vai passar por uma forte expansão fora da China nos próximos anos, assentando no estrangeiro um fator chave para o crescimento das suas vendas.

Numa publicação no WeChat há algumas semanas, apontou aos quatro milhões de unidades vendidas por ano para concretizar o objetivo. E conta chegar ao milhão de novos carros comercializados já este ano.

Um dos fatores a considerar é a parceria com a Stellantis, grupo ao qual vendeu 20 por cento em 2023. A troco disso, teve acesso à produção e venda de veículos elétricos nas instalações do conglomerado na Europa – o que já se está a refletir no mercado.

Investimento europeu

Em declarações ao Financial Times, o diretor-executivo da Leapmotor International, Tianshu Xin, falou do potencial impacto da produção europeia nos custos dos automóveis: “Penso que iremos manter o mesmo nível de competitividade de custo“.

O SUV elétrico B10 deverá ser produzido em Espanha, estando em cima da mesa fazer o mesmo com o hatchback citadino B05 – igualmente 100 por cento elétrico.

Só na Europa, a Leapmotor lançou três novos modelos em 2025, com mais de 35 mil matrículas ao longo do ano passado. A gama ainda é limitada, mas a ideia é vir a cobrir diversos segmentos e dimensões.

Zhu Jiangming partilhou no WeChat há pouco mais de um mês: “A Leapmotor lançou uma variedade de produtos nas quatro séries […] e irá enriquecê-la com mais variedades em cada série no futuro”.

Prometeu também uma “nova geração de produtos” que, revelou “será uma nova espécie, uma categoria completamente nova”.

E Tianshu Xin não teme a concorrência dentro da própria Stellantis, já que diz que a Leapmotor conseguiu até 80 por cento de clientes novos e tem uma proposta “complementar” à da Stellantis.

O responsável não tem dúvidas: “A marca Leapmotor está mesmo a dar uma bala e uma arma fortes para o grupo Stellantis competir com outras ofensivas chinesas“.

Analistas apontam aspetos importantes

Ao contrário de outros fabricantes chineses, a Leapmotor mantém-se fiel a altos volumes de produção e não tanto em propostas repletas de tecnologia. E Yuqian Ding, analista da HSBC na China, falou de uma “filosofia muito pragmática“. Também mencionou “carros de entrada acessíveis, bem concebidos“.

Já Feng Xiao, analista da CLSA, destacou da elevada eficiência na pesquisa e desenvolvimento, com o dinheiro investido de forma adequada.

De referir que Zhu Jiangming trouxe consigo para fundar a Leapmotor uma equipa de engenheiros eletrónicos. E o dirigente do fabricante está bem consciente do que é preciso no negócio dos carros elétricos: “Dominar tecnologias nucleares incluindo baterias, propulsão elétrica, controlo elétrico, habitáculo, condução autónoma, gestão térmica e transmissões elétricas”.

Stellantis pode aumentar autonomia de elétricos com tecnologia chinesa

A Leapmotor é um dos fabricantes automóveis chineses em expansão internacional. Está ligada ao grupo Stellantis, que poderá vir a adotar a sua tecnologia de extensão de autonomia para outras marcas.

Bernardo Matias | 13:43 – 19/01/2026

Related Post

Generated by Feedzy