Sem categoria Jaguar regista quebra de receita e fortes prejuízos. Os motivos

Jaguar regista quebra de receita e fortes prejuízos. Os motivos


Entre outubro e dezembro de 2025, a Jaguar Land Rover viu a sua receita sofrer uma forte quebra de 39 por cento face ao mesmo terceiro trimestre do ano fiscal anterior.

 

Cifrou-se nos 4,5 mil milhões de libras, o equivalente a mais de 5,2 mil milhões de euros. Já no conjunto do ano fiscal, a quebra é de 24 por cento, com 16 mil milhões de libras (18,4 mil milhões de euros).

Os motivos deste registo ‘negro’?

Segundo o fabricante, estes números refletem os volumes afetados pelo ataque informático sofrido no final do verão. Obrigou a parar a produção por completo durante várias semanas, sendo a normalidade absoluta reposta apenas em novembro.

Mas os planos de retirada de modelos da Jaguar do mercado também teve o seu peso. A marca britânica está a preparar-se para um relançamento com modelos totalmente elétricos.

Outros fatores que tiveram impacto foram as piores condições no mercado da China, tal como as tarifas dos Estados Unidos da América – que afetam as exportações para aquele país.

Lucros de 523 milhões de libras no terceiro trimestre e de 1,6 mil milhões de libras no acumulado anual transformaram-se em prejuízos após impostos de 298 milhões de libras e 609 milhões de libras, respetivamente.

Confiança para o futuro

Apesar do momento difícil, muito devido a uma situação excecional como foi o ataque informático, a Jaguar Land Rover acredita que permanece “resiliente e bem posicionada” para fazer face aos atuais desafios do setor automóvel nos seus vários aspetos.

De facto, mantém os planos para investir 18 mil milhões de libras (20,7 mil milhões de euros) a cinco anos, com início no ano fiscal 2024. Quanto à margem de lucro, é estimada entre os 0 e os 2 por cento.

O diretor-executivo, P.B. Balaji, admitiu que este terceiro trimestre do ano fiscal foi “desafiante”, com a interrupção prolongada da produção, retirada de modelos Jaguar históricos e as tarifas dos EUA.

Em todo o caso, acredita em melhorias: “Embora o ambiente externo se mantenha volátil, esperamos que o desempenho melhore significativamente no quarto trimestre e temos planos claros para gerir os desafios globais”.

Sobre 2026, P.B. Balaji afirmou: “Está a caminho de ser um ano empolgante para a JLR, enquanto desenvolvemos os nossos veículos de próxima geração, incluindo o lançamento do Range Rover Electric e o revelar do primeiro novo Jaguar”.

Jaguar testa o seu GT elétrico no gelo e deixa promessa

Está cada vez mais perto de chegar o novo GT elétrico da Jaguar. Os protótipos estão a enfrentar testes nos rigorosos ambientes de neve e gelo. O modelo deverá ter mais de 1.000 cv de potência.

Bernardo Matias | 11:49 – 02/02/2026

Related Post

Generated by Feedzy