A BYD aposta na produção na Europa para mitigar os impactos causados pelas fortes tarifas de importação de carros elétricos chineses – que, no seu caso, são de 27 por cento.
Segundo a Automotive News, o Atto 2 100 por cento elétrico vai também passar a ser produzido na Hungria em Szeged – tal como o Dolphin Surf.
A ideia é ter, nas instalações húngaras, uma capacidade de produção anual de 300 mil veículos no médio termo e quatro modelos diferentes, segundo o diretor-geral da BYD Alemanha, Lars Bialkowski.
O mesmo responsável fez saber que o Dolphin Surf deverá entrar em produção em série na Hungria no segundo trimestre deste ano, depois de nos primeiros três meses do ano avançar a produção experimental.
A apostar fortemente na produção europeia, a BYD tem também uma unidade fabril na Turquia, que começa a operar este ano. Lá, será produzido, por exemplo, o Seal U DM-i. Em cima da mesa está, ainda, uma terceira fábrica europeia numa localização ainda não anunciada – especula-se que poderá ser ou na Alemanha, ou em Espanha.
O BYD Atto 2 em resumo
O Atto 2 é um B-SUV, compacto e acessível, assente na plataforma elétrica e-Platform 3.0 e com bateria BYD Blade Battery. Apresenta uma autonomia de até 430 km (ciclo WLTP combinado) e a possibilidade de carregar dos 30 aos 80 por cento em cerca de 19 minutos num posto de carregamento rápido DC 65 kW.
É um automóvel de tração dianteira, que debita 177 cv de potência nas versões Active e Boost e 204 cv na variante Comfort – naquela em que a autonomia é de 430 km em ciclo combinado graças a uma bateria de 64,8 kWh. Já nas variantes Active e Boost, a capacidade da bateria é de 45,1 kWh, resultando numa autonomia em ciclo combinado que pode chegar aos 312 km.
Há cinco cores disponíveis e jantes em liga leve de 17 polegadas. Por dentro, há um amplo pacote tecnológico, incluindo painel de instrumentos digital de 8,8 polegadas comum a todas as variantes, ecrã central de 10,1 ou de 12,8 polegadas, sistema de som de seis ou de oito colunas, controlo por voz, conectividade com smartphones via Android Auto ou Apple CarPlay.
As ajudas à condução de série são várias, como sensores de estacionamento traseiros (e também dianteiros no Boost e no Comfort), câmara traseira (câmara 360º no Boost e no Comfort), cruise control adaptativo e inteligente, controlo inteligente do limite de velocidade, assistente de saída da faixa de rodagem, assistente de emergência de manutenção na faixa de rodagem, reconhecimento de sinais de trânsito, travagem de emergência automática, deteção de ângulo morto, alerta de colisão dianteira e traseira, entre outros.
