Sem categoria Aumento expressivo nos carregamentos de elétricos em janeiro. Os números

Aumento expressivo nos carregamentos de elétricos em janeiro. Os números


Em janeiro, existiram mais 73 por cento de utilizadores únicos da Rede Nacional de Carregamentos de veículos elétricos, num total de 174.640. Também cresceram os carregamentos: foram 825.425, ou seja, mais 36 por cento do que no mesmo mês do ano passado.

 

De acordo com os dados preliminares hoje anunciados pela rede pública, foram consumidos 18,9 gigawatt-hora (GWh) no primeiro mês deste ano, que compara com 13,2 GWh no mesmo período de 2025 (subida de 44 por cento).

Em comunicado, a RNC destacou a “expansão contínua da infraestrutura pública“, que considerou “um fator determinante para suportar esta procura crescente”.

No final de janeiro, esta rede contava com 7.486 postos de carregamento, “com um total de 14.102 pontos de carregamento distribuídos por todo o território nacional. Destes, 2.859 eram postos rápidos ou ultrarrápidos.

Segundo os dados hoje publicados, a utilização da rede nacional de carregamentos, que conta com 36 comercializadores de eletricidade e 110 operadores de pontos de carregamento, permitiu evitar a emissão de 15 mil toneladas de dióxido de carbono, “um impacto equivalente à capacidade de absorção de cerca de 250 mil árvores urbanas com dez anos”.

A RNC salientou ainda um “aumento significativo nos carregamentos realizados em pontos de acesso privado” – mais de 50.000, uma subida de 5.000 sessões face a dezembro.

Matrículas de carros eletrificados aumentaram mais de 50% em janeiro

Em janeiro, houve um aumento superior a 50 por cento nas matrículas de automóveis eletrificados em Portugal – entre automóveis ligeiros de passageiros e de mercadorias e pesados, com motorizações totalmente elétricas e híbridas.

Bernardo Matias | 15:07 – 04/02/2026

Related Post

Generated by Feedzy