Sem categoria Toyota patenteia ideia para carros elétricos funcionarem mesmo com avaria

Toyota patenteia ideia para carros elétricos funcionarem mesmo com avaria


A Toyota patenteou uma abordagem para que os carros elétricos continuem a funcionar, mesmo em caso de avaria dentro do motor – de modo a que o veículo afetado não fique parado.

 

Na patente, publicada há cerca de uma semana no United States Patent and Trademark Office, o fabricante japonês estuda um sistema que identifica a origem da avaria – como um curto-circuito ou um circuito aberto.

Em termos muito simples, sem as longas e complexas descrições técnicas das patentes: há um dispositivo de controlo permite ajustar a distribuição da energia, isolando os componentes que não têm problemas para que continue em funcionamento.

Como é natural, uma avaria parcial teria sempre potenciais consequências ao nível de desempenho e eficiência – que ficariam reduzidos. De qualquer forma, o condutor poderia levar o automóvel até casa, até à oficina ou até um local em seguro para imobilizar a viatura.

A solução da Toyota prevê veículos com apenas um motor elétrico. Quando é que passará da patente à produção? Neste momento, não é, sequer, claro que isso possa vir a acontecer, até porque muitas vezes as ideias patenteadas não chegam a ser aplicadas por motivos diversos.

O exemplo da Tesla

Atualmente, os Tesla Model 3 e Model Y com tração integral possuem uma solução que permite prosseguir a marcha com potência reduzida se existir falha num dos motores elétricos – desde que o outro ainda se mantenha intacto e tenha capacidade para tal.

SUV de três filas é o novo elétrico da Toyota (mas não estará na Europa)

A Toyota apresentou esta quarta-feira (11 de fevereiro) um novo carro 100 por cento elétrico. É o Highlander, um SUV de três filas, destinado aos Estados Unidos da América. Não está prevista a sua vinda para a Europa.

Bernardo Matias | 13:31 – 11/02/2026

Related Post

Generated by Feedzy