Sem categoria Cupra Tavascan: Elétrico feito na China isento de tarifas extra da UE

Cupra Tavascan: Elétrico feito na China isento de tarifas extra da UE


O Cupra Tavascan 100 por cento elétrico vai poder ser importado para a União Europeia sem tarifas adicionais, apesar de ser fabricado na China.

 

O modelo estava sujeito a tarifas adicionais de 20,7 por cento desde 2024, tal como os outros automóveis elétricos chineses – que se somam aos 10 por cento regulares.

Esta semana, a Comissão Europeia aprovou um pedido da Seat/Cupra – que integra o Grupo Volkswagen – para que o Tavascan 100 por cento elétrico fique isento das tarifas extra.

Lê-se no site oficial do organismo que “a Volkswagen (Anhui) poderá, agora, exportar o seu modelo Cupra Tavascan para a UE pelo preço mínimo de importação proposto ou acima dele, e ficará isenta das tarifas compensatórias impostas aos carros elétricos importados da China”.

Garante a Comissão Europeia que a filial chinesa da Volkswagen e a Seat em Espanha aceitaram os termos, sendo que o preço mínimo sugerido para o Tavascan elétrico não é considerado prejudicial para a indústria automóvel europeia.

Há, também, uma quota máxima anual de importação e o compromisso para “investir em projetos significativos relacionados a veículos elétricos na UE com marcos claramente definidos”.

Impostas em outubro de 2024, as tarifas adicionais sobre carros elétricos importados da China variam dos 7,8 aos 35,3 por cento, conforme o fabricante. Este mecanismo foi criado depois de a União Europeia considerar que os benefícios estatais recebidos pelos fabricantes da China os deixava numa posição concorrencial injusta face aos europeus – tendo o potencial para lesar o setor automóvel comunitário.

Em janeiro, Bruxelas publicou diretrizes que podem levar à isenção de tarifas, que envolvem a definição de um preço mínimo considerado apropriado, para além de “canais de vendas, compensação cruzada e investimentos futuros na UE”.

UE publica diretrizes sobre preço de carros elétricos importados da China

Esta segunda-feira (12 de janeiro), a União Europeia publicou novas diretrizes acerca dos preços de carros elétricos importados da China. Estes estão sujeitos a tarifas adicionais desde outubro de 2024.

Bernardo Matias | 15:37 – 12/01/2026

Related Post

Generated by Feedzy