O Seixal recebe o novo centro de formação do Grupo Renault em Portugal. O espaço representa um investimento de meio milhão de euros por parte do fabricante automóvel francês.
Com esta nova valência, pretende-se “acelerar a qualificação das equipas“, para além de preparar a rede de concessionários para a “transformação tecnológica e digital” que o setor automóvel atravessa hoje em dia.
Neste espaço, localizado no Seixal, podem realizar-se “formações multidisciplinares”, em áreas tão diversas como a “mecânica avançada” ou a gestão de vendas. Tem cinco salas de formação para sessões teóricas e práticas. Na vertente comercial, podem ser frequentadas por mais de 70 formandos ao mesmo tempo.
Na oficina técnica especializada, com quatro elevadores (e a possibilidade de instalar um quinto) poderão decorrer três ações de formação técnicas simultâneas. E, na era digital, há um estúdio de gravação onde poderão ser produzidos e transmitidos webinars e outros conteúdos formativos.
O diretor de recursos humanos e de formação da rede do Grupo Renault, Edgar Santos, explicou em comunicado: “O investimento realizado no novo centro de formação do Grupo Renault, em Portugal, representa um passo estratégico fundamental para o desenvolvimento de competências das nossas equipas e para o reforço da competitividade da rede de concessionários Renault, Dacia e Alpine. Este espaço permitirá acelerar a qualificação técnica e comercial, garantir uma resposta formativa alinhada com os desafios da mobilidade do futuro e consolidar o nosso compromisso com a inovação, a excelência operacional e o crescimento sustentável no mercado português”.
Dezenas de ações de formação
A rede de concessionários do Grupo Renault (Renault e Dacia) em Portugal tem mais de 4.000 colaboradores, sendo 1.578 elegíveis para formação contínua devido às suas funções.
Em média, há 57 sessões de formação técnica e 40 sessões de formação comercial e de gestão. No ano passado, ações relativas a novos modelos estratégicos como o Renault 4 o Dacia Bigster decorreram não só em Portugal Continental, como também nos arquipélagos.
