Sem categoria Bayon foi o ‘Citadino de 2022’ e nós fomos ficámos surpresos por 2 razões

Bayon foi o ‘Citadino de 2022’ e nós fomos ficámos surpresos por 2 razões


Pequeno por fora, mas grande por dentro, projetado para causar uma impressão duradoura. É assim que a Hyundai descreve o Bayon, o SUV crossover que foi produzido para estar num segmento entre o i20 e o Kauai. 

Será que nos convenceu? Já com o título de ‘Citadino do Ano’ de 2022 no bolso, colocámo-nos ao volante deste Hyundai Bayon com alguma expectativa.

Temos de confessar que o primeiro impacto deixou-nos de pé atrás. Colocar a chave na ignição é um comportamento muito ‘anos 2000’ e este Bayon merecia um pouco mais, tendo até já bastante equipamento tecnológico à disposição.

Ainda assim podemos dizer que foi um dos poucos pontos negativos encontrados neste pequeno, mas grande crossover da Hyundai. Apesar de ter pouco mais de quatro metros de comprimento, a verdade é que o espaço interior é bastante generoso. Não esperávamos… Fácil de estacionar numa grande cidade, por exemplo, e com muito espaço para levar a família a passear ao fim de semana. De frisar que a capacidade da mala é de 411 litros, o que é bastante generoso para um modelo deste segmento.

Destacados um dos pontos que mais gostámos, passemos ao próximo e esse está, sem margem para dúvida, ligado ao bloco de três cilindros e 1.0 litros de capacidade que equipa o Bayon.

Com três modos de condução disponível (Eco, Normal e Sport), todos eles fazem-se notar. E se com o Eco ligado facilmente nos aproximamos do consumo misto adiantado pela marca (o mais baixo que registámos foi de 5,7l/100km), no modo Sport a surpresa foi maior. 

Chegou a ser surpreendente a vivacidade com que apenas 100 cv de potência e 172 Nm se comportavam numa condução mais dinâmica e despreocupado. Longe de ser um desportivo, quando as rotações aumentavam as sensações tornavam-se muito positivas.

Uma palavra ainda para o vasto equipamento de série que equipa o Hyundai Bayon, como as jantes de liga leve de 17 polegadas, a câmara traseira, os sensores traseiros de estacionamento, o painel de instrumentos de 10,25 polegadas, o display de 8″, o alerta de arranque do veículo dianteiro e a travagem de emergência.

ESPECIFICAÇÕES TECNICAS

 

Hyundai Bayon 1.0 T-GDi Premium

MOTOR

Posição
Central dianteira

Arquitetura
Três cilindros em linha

Alimentação
Turbo

Capacidade
998 cm3

Potência
100 cv às 4500 rpm

Binário
172 Nm às 1500 rpm

TRANSMISSÃO

Tração
Dianteira

Caixa de velocidades
Caixa manual de seis velocidades

CHASSIS

Suspensão
FR: Independente tipo McPherson; TR: Eixo de torção

Travões
FR: Discos ventilados; TR: Discos

Direção
Assistência elétrica

DIMENSÕES E CAPACIDADES

Comp. x Larg. x Alt.
4180 mm x 1775 mm x 1500 mm

Distância entre eixos
2580 mm

Capacidade da mala
411 l

Capacidade do depósito
40 l

Rodas
FR: 205/55 R17; TR: 205/55 R17

Peso
1205 kg

PRESTAÇÕES E CONSUMOS

Velocidade máxima
183 km/h

0-100 km/h
10,7s

Consumo misto
5,5 l/100 km

Emissões CO2
124 g/km

8

0-10

ANÁLISE

 

Confortável, espaçoso, com razoável performance e a um preço convidativo. O único ‘contra’ é ter de concorrer contra um modelo da própria marca. É que os valores do Bayon e do Kauai são praticamente semelhantes.

Os pontos fracos deste carro acabam por ser esperados quando falamos de um dos veículos SUV crossover mais baratos do mercado

Motor com bastante resposta
Espaço interior
Modos de condução efetivos

Chave tradicional de colocar na ignição
Materiais duros ao toque

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