Os apoios para a compra de automóvel que a Câmara Municipal de Madrid lançou em março passado esgotaram-se em poucas horas. Agora, a autarquia anunciou que vai prolongar o programa “Cambia 360” para veículos privados em 4 milhões de euros, para os cidadãos que estavam em lista de espera.
O investimento inicial ascendia a 10 milhões de euros para subsidiar a renovação dos veículos particulares. As subvenções destinavam-se à compra de automóveis com as marcas Zero, Eco e C.
Apesar deste aumento do montante das subvenções, o programa não está aberto a novas candidaturas. A Câmara Municipal, liderada por Isabel Díaz Ayuso, anunciou a abertura de uma nova linha de subsídios para a renovação de veículos particulares para o ano de 2024.
No âmbito do plano “Cambia 360”, a Câmara Municipal de Madrid pretende subsidiar a compra de veículos mais eficientes e acelerar a eliminação dos mais poluentes e antigos.
Os automóveis com etiqueta Zero receberão 6.000 euros, aos quais se podem acrescentar mais 2.500 euros se for abatido um veículo sem etiqueta ambiental. Os veículos com a etiqueta Eco ganham 3.000 euros de auxílio mais 2.500 euros se abaterem um veículo sem etiqueta. Por fim, nos automóveis com etiqueta C o apoio eleva-se a 2.500 euros se for abatido um veículo sem etiqueta ambiental.
O valor pode ser aumentado em 10% se se verificarem as seguintes circunstâncias pessoais: ser uma família numerosa ou ser portador de uma deficiência com mobilidade reduzida e adquirir um veículo adaptado.
Leia Também: Web Summit não deve ser confundido com opiniões do cofundador, diz Moedas
Leia Também: Fiscais da Câmara de Lisboa em protesto pela progressão na carreira