A Honda CB 500 vê-se renovada para este ano de 2023, aproveitando a ocasião para receber um novo nome de prestígio, Hornet. A CB500 Hornet tem um novo estilo agressivo inspirado nas suas duas irmãs maiores e um desempenho aerodinâmico a condizer com o novo e icónico nome. A frente da CB500 Hornet possui condutas de cada lado do farol que canalizam o ar para a zona superior do depósito, contribuindo assim, segundo a marca, para uma direção mais linear com uma excelente agilidade e maneabilidade. O novo farol de LEDs tem o objectivo de melhorara a capacidade de iluminação deste modelo.
Passa a ter um novo painel de intrumentos em TFT a cores de 5 polegadas, herdado da CB1000R, melhorado para incrementar a visibilidade sob luz solar intensa. Ao selar o espaço entre o vidro externo e o ecrã TFT com resina, o reflexo é diminuído e melhora-se a transmissão da luz de fundo. O ecrã pode ser personalizado entre os modos Bar, Circle e Simple e também oferece conetividade para smartphones IOS/Android com a aplicação Honda RoadSync instalada.
Com o máximo de potência permitido para a carta A2, o motor da CB500F Hornet, é uma unidade de dois cilindros paralelos, 8 válvulas, arrefecimento por líquido e 471 cm³, que oferece um equilíbrio bem proporcionado entre dimensões físicas, potência disponível e agradável de usar, com um caráter energético de alta rotação e potência de pico muito forte. Este é um motor cujo desempenho geral e carácter não condizem com a sua capacidade relativamente pequena; o pico de potência é de 47,5 cv às 8600 rpm, com o pico de binário de 43 Nm a aparecer às 6500 rpm. A CB500 Hornet inclui agora o sistema HSTC de controlo de tração para maior tranquilidade, que pode ser desligado caso se pretenda.
Leve, robusto e inalterado para 2024, o quadro principal em tubos de aço tipo diamante de 35 mm de diâmetro tem um determinado grau de flexão que dá muito feedback ao condutor conforme as superfícies das estradas mudam. O formato e a posição dos apoios do motor, juntamente com o equilíbrio da rigidez do quadro mantêm as vibrações num mínimo absoluto. A ciclística inclui uma forquilha invertida Showa SFF-BP de 41 mm de diâmetro e amortecedor traseiro Showa. Os dois discos dianteiros de 296 mm são acionados por pinças Nissin de quatro êmbolos; o disco traseiro de 240 mm tem uma pinça de um só êmbolo.
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