As vendas de veículos elétricos e híbridos subiram 37,5%, em relação ao mesmo mês do ano anterior, representando 767.000 dos 2,03 milhões de veículos vendidos em outubro, disse a Associação de Automóveis de Passageiros da China.
As exportações de automóveis de passageiros aumentaram quase 50% para 391.000 unidades em outubro e subiram 66% este ano, para pouco mais de 3 milhões de unidades.
O crescimento robusto reflete, em parte, a baixa base na comparação homóloga, já que, no ano passado, a China se debateu com o encerramento de fábricas e paralisia da atividade económica, como resultado da estratégia ‘zero covid’.
No acmulado do ano, as vendas de automóveis na China subiram 3,2%, para quase 17,3 milhões de unidades.
O relatório revelou que a Tesla entregou 47.164 veículos Modelo Y e 24.951 Modelo 3s fabricados na sua fábrica em Xangai. O fabricante chinês de automóveis BYD liderou de longe as vendas de veículos elétricos, impulsionadas por 63.965 unidades do modelo Song.
A Associação de Automóveis de Passageiros da China disse que as perspetivas para novembro não são claras, dadas as atuais perspetivas económicas “complexas e severas”.