Fantic, um fabricante italiano muito ligado e com raízes no mundo do enduro e trial, apresentou-se em força no Salão de Milão EICMA, mostrando diversas novidades para vários segmentos. Porém, no espaço da marca, duas propostas 125 cc acabaram por ganhar um grande destaque: a naked Stealth 125 e a desportiva Imola 125.
Ainda em formato concept, as duas motos partilham grande parte dos seus componentes.
O motor é um monocilíndrico de 125 cc com produção a cargo da Minarelli, que em 2020 foi precisamente adquirida pela Fantic e que com esse negócio conseguiu aproveitar o “know how” que vimos ser aplicado nas motorizações Minarelli disponibilizadas à Yamaha nos tempos mais recentes.
Este motor conta com refrigeração líquida, injeção eletrónica, 4 válvulas por cilindro e sistema de distribuição variável com dois perfis de cames disponíveis (no caso da Yamaha a denominação é o VVA), que alteram o comportamento do motor de acordo com as rotações.
A Fantic refere que este motor consegue atingir os 15 cv, a potência limite para a carta B e 125 cc, e que com isso as motos atingem facilmente os 100 km/h, com o condutor a poder aproveitar todo este potencial recorrendo a uma caixa de 6 velocidades.
A construção do quadro recorre a uma mistura de tubos de aço que formam uma estrutura tipo treliça e placas de alumínio inferiores reforçadas, o braço oscilante é inteiramente fabricado em alumínio, e trabalha em combinação com um amortecedor ajustável em pré-carga. Na frente tanto a Stealth 125 como a Imola 125 dão uso a uma forquilha invertida, que, no entanto, não disponibiliza qualquer opção de afinação.
Em termos técnicos a travagem fica a cargo de um disco de 320 mm à frente e 230 mm atrás, sempre com ABS, tanto na Stealth como na Imola. A Fantic revela que, apesar de estarmos perante modelos que são ainda apenas conceitos dos modelos que mais tarde vão ser produzidos, já definiu algumas medidas: a distância entre eixos é de 1372 mm, uma medida pensada para maximizar a agilidade, enquanto a altura do assento é de 810 mm.
A Fantic não revela qualquer informação sobre o peso destas motos, mas sabemos já que o depósito de combustível tem capacidade para 12 litros.
A marca italiana está ainda a passar por uma fase de tomada de decisões sobre as características destas motos. Tanto para a naked Stealth como para a desportiva Imola, a Fantic pondera instalar um pacote eletrónico que inclui ajudas à condução sensíveis à inclinação, por exemplo o ABS, e todas as opções serão visualizadas através de um painel de instrumentos a cores com uma dimensão de 5 polegadas, com possibilidade de emparelhar a um smartphone através de ligação Bluetooth.
Ao nível dos “timings” de produção, a Fantic revela que a primeira a chegar aos concessionários europeus será a naked Stealth 125, guardando a desportiva Imola 125 mais para o final do próximo ano, uma moto que adota soluções modernas como por exemplo asas aerodinâmicas.
Refira-se ainda que, de acordo com algumas informações recolhidas durante a EICMA, sabemos que a Fantic pretende desenvolver versões mais musculadas destas concepts Stealth e Imola, destinadas a entrar no segmento da carta A2, e que por isso terão uma potência aumentada até cerca de 48 cv.
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